A prova de redação do Enem tem uma característica que a difere das demais: o candidato deve propor uma solução para um problema apresentado no tema. O que se espera do estudante é informação e criatividade para criar soluções, além de habilidade para defender seu ponto de vista.
Essa peculiaridade exige uma leitura atenta do noticiário para aguçar o poder de crítica, explica Suzete Trovão, coordenadora de língua portuguesa do Colégio QI.
Redação no Enem 2011 terá novas regras
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) anunciou, nesta sexta-feira (30) algumas alterações para a prova de redação do Enem 2011. Houve mudanças nas exigências e também na forma de avaliação do texto. Ao final das notas, a prova de redação tem um peso muito forte.
A partir desta edição do Enem, que será realizada nos dias 22 e 23 de outubro, os candidatos deverão escrever, no mínimo 08 linhas de texto. Até o ano passado, o mínimo exigido era de 11 linhas. Além disso, trechos da pergunta não poderão ser utilizados na redação. Os textos devem ser elaborados na estrutura de uma dissertação-argumentativa. Ou seja, os estudantes apresentam argumentos para comprovar sua tese e oferecem possíveis soluções para o problema apresentado na proposta de redação.
Outra alteração proposta pelo INEP é a mudança no critério de correção da prova. A prova, que vai de zero a mil pontos, será automaticamente corrigida por um supervisor quando a diferença entre as notas dos corretores atingir 300 pontos. Até o ano passado, essa margem de erro deveria atingir os 500 pontos.
Alunos e professores concordam que o treino é a melhor preparação para uma boa redação.
Ele precisa ter informação para poder fazer a intervenção pedida. Mas não bastará ter uma proposta, é preciso saber defendê-la com consistência - observa Suzette.
Desenvolvendo bem o seu texto
Desenvolvendo bem o seu texto
Para não cair na armadilha das generalidades, a dica é, no desenvolvimento da redação, saber usar a coletânea de textos apresentada no enunciado, fazendo comparações e observações sobre os fatos ou as estatísticas, por exemplo. Na conclusão, que é o momento de fazer a proposta, dê sugestões concretas. Portanto, se o tema é a importância da leitura, compare hábitos de leitores brasileiros e de outros países, por exemplo, e, na hora de propor, use a criatividade, sugerindo a criação de bibliotecas públicas, intercâmbio de livros, campanhas na mídia de incentivo à leitura via SMS e quantas boas ideias você tiver.
Em relação aos temas, o que se observa é que eles são objetivos e inspirados em fatos da atualidade. São assuntos de abrangência nacional, pois o exame é voltado para candidatos de todo o país. Temas de cunho social são recorrentes também.
Na hora de escrever
NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto.
NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas.
NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo.
NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta.
NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes.
DEIXE DE LADO expressões como "eu acho".
JAMAIS desrespeite os direitos humanos.
FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta.
PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas.
USE sinônimos para não repetir palavras.
USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical.
SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá.
Fonte: www.ogloboonline.com.br
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