segunda-feira, 23 de maio de 2011

FALANDO SOBRE MÚSICA


Semana passada falei sobre música ao tratar de uma das competências da área de Linguagens e Códigos no curso preparatório para o Enem. Minha gente, que aulas mais gostosas e produtivas! A troca de informações foi tão intensa e o aprendizado foi tão grande que eu só poderia ficar muito feliz por ter elaborado a pauta e aberto a discussão para que todos pudessem expressar seus sentimentos acerca desse fazer artístico tão maravilhoso que é a música!
Sabe aquilo de aprender ensinando? Então! Foi exatamente o que aconteceu.
E foi tão engrandecedor e gratificante que merecia virar um post para coroar a experiência através do registro virtual.
Pensar, discutir, questionar sobre música é entrar em contato com o que há de mais interessante e significativo em termos de comunicação afetiva através da arte. Séculos e séculos de produção musical nos legaram os mais diferentes estilos, os mais inusitados ritmos e propostas e fenômenos de comunicação em massa interessantíssimos. Dos Beatles aos Rolling Stones, de Elvis a Michael, do sertanejo raiz ao universitário, artistas hipnotizaram multidões e as mantiveram atentas aos seus passos, aos seus acordes, ao seu jeito de ser e de vestir, aos seus gritos, seus prantos, seus delírios e, claro, e suas alucinantes palavras de amor.
A música, hoje, é muito diferente, obviamente, daquela de algumas décadas atrás.
Embora seja complicado generalizar - há músicos bons em todas as épocas e não podemos fechar os olhos para isso! -, é inegável que a indústria da música se deixou influenciar bastante pelo (mau) gosto da massa e acabou, muito infelizmente, sobrepondo quantidade à qualidade, apelando para gêneros e artistas popularescos que produzem um tipo de música que, bem, como arremataria a saudosa Copélia: "Prefiro não comentar!"
Mesmo acreditando que há espaço para todos no cenário musical - por mais que nos doa admitir isso! - é importante salientar a notável diferença que existe entre a música dos tempos de outrora, comprometida com a qualidade, a inteligência e o bom gosto como chamarizes-mor para os artistas e bandas e a derrocada moral a que assistimos entre os "cantores" e "cantoras" de nossos dias que, para venderem seus discos, preocupam-se menos com os méritos do talento e da criativadade do que com a baixaria de que lançam mão para conquistar a atenção e o (des)prestígio da mídia sensacionalista.
Há muito que se debater e que se questionar sobre o que os anos e a preguiça intelectual fizeram com a música nacional e a internacional e lançar-se ao instigante trabalho de discutir os rumos musicais da humanidade pode se revelar, além de um excelente passatempo, um ótimo exercício filosófico-argumentativo que, eu aconselho veementemente, seja transformado em mais um inspirado texto para sua coleção de redações preparatórias para o grande dia da prova!
Já pensou? Então não perca mais tempo e mãos à obra!
Abaixo relacionei algumas citações que poderão ajudá-lo(a) a refletir um pouquinho mais sobre a importância da música enquanto instrumento de comunicação.
Não se esqueça de compartilhar também conosco a sua opinião nos nossos comentários!
O blog é um espaço democrático em que todas as opiniões - desde que respeitosamente defendidas - terão vez e voz para acontecer.
Nós nos vemos por aqui, minha gente.
Seguem as citações.

Prof. Daniel Vícola


Citações sobre Música

"Não consigo escrever poesia: não sou poeta. Não consigo dispor as palavras com tal arte que elas reflictam as sombras e a luz: não sou pintor... Mas consigo fazer tudo isso com a música... Para mim, o órgão é o rei dos instrumentos." (Wolfgang Amadeus Mozart)

"Nada pode impedir-me de apreciar e desenvolver tudo o que os grandes mestres deixaram atrás de si, porque não faria sentido para cada um recomeçar do princípio; mas é preciso que seja um desenvolvimento ao melhor nível das minhas capacidades e não uma repetição inútil do que já foi." (Felix Mendelssohn-Bartholdy)

"A música é para as outras artes, no seu conjunto, o que a religião é para a igreja." (Richard Wagner)

"A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa." (Edward Elgar)

"O texto deve ser o senhor e não o servo da música." (Claudio Monteverdi)

"Houve e há, apesar das desordens que a civilização traz, pequenos povos encantadores que aprendem música tão naturalmente como se aprende a respirar. O seu conservatório é o ritmo eterno do mar, o vento nas folhas e mil pequenos ruídos que escutaram com atenção, sem jamais terem lido despóticos tratados." (Claude Débussy)

"A música nasceu livre, o seu destino é libertar-se." (Ferruccio Benvenuto Busoni)

"A minha ideia pessoal, de que tenho plena consciência desde que sou compositor, é a fraternização de todos os povos, não obstante todas as guerras e querelas. Tento, conforme as capacidades mo permitem, servir esta ideia na minha música; é por isso que não me fecho a qualquer influência, venha ela de fonte eslovaca, romena, árabe ou outra qualquer." (Bela Bartok)

"Um músico é alguém que viveu e que pecou, que recorda sentimentos, fraquezas, cujo arrependimento e sensação de nostalgia e remorso transparecem na música que executa e, por isso, consegue arrebatar a assistência, cujos pontos fracos são também os seus." (Yehudi Menuhin)

"A relação entre a vida e a morte é a mesma que existe entre o silêncio e a música - o silêncio precede a música e sucede-lhe." (Daniel Baremboim)

"A música é o barulho que pensa." (Victor Hugo)

"A boa música nunca se engana, e vai direita, buscar ao fundo da alma o desgosto que nunca devora." (Stendhal)

"Entre as graças que devemos à bondade de Deus, uma das maiores é a música. A música é tal qual como a recebemos: numa alma pura, qualquer música suscita sentimentos de pureza." (Miguel de Unamuno)

"Sem a música, a vida seria um erro." (Friedrich Nietzsche)

"Para mim, tocar cada vez mais, tem menos a ver com tocar e mais a ver com ouvir. Quanto melhor ouvinte me torno, menos preciso de tocar." (Pat Metheny)

"Um hálito de música ou de sonho, qualquer coisa que faça quase sentir, qualquer coisa que faça não pensar." (Fernando Pessoa)

"Boa música é boa independentemente do tipo de música que é." (Miles Davis)

"A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo." (Oscar Wilde)

"Deixe o carácter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento e aperfeiçoado pela música." (Confúcio)

"Qualquer coisa que é parva demais para ser falada, é cantada." (Voltaire)

"Alivia toda a tua mágoa com vinho e música." (Horácio)

"Sem a música para enfeitá-la, a passagem do tempo seria apenas uma sucessão chata de datas ou prazos para nós cumprirmos compromissos e pagar as contas." (Frank Zappa)

"A música é um ópio maravilhoso, se não for levada demasiado a sério." (Henry Miller)

"Há muitas formas diferentes de comunicação, mas a música é, sem dúvida, a mais pura de todas. Não se pode ferir ninguém com ela. Você pode até ofender alguém com determinadas canções, mas para isto é necessário que algo seja dito - impossível um instrumental magoar alguém de alguma forma. Por isso eu digo: música é uma graça divina." (Duane Allman)

"Aprender música lendo teoria musical é como fazer amor por correspondência." (Luciano Pavarotti)

"Quem ouve música, sente a sua solidão de repente povoada." (Robert Browning)

"A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo." (François Guizot)

"É a música que nos mantém completos, impede-nos de enlouquecer." (Lou Reed)

"A música começa onde acaba a fala." (Ernst Hoffmann)

"Não seria a música uma língua perdida, da qual esquecemos o sentido e conservamos apenas a harmonia?" (Massimo D'Azeglio)

"Quando ouço música, a minha imaginação compraz-se muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar." (Artur Schopenhauer)

"A música tem de respirar e suar. Tem de ser tocada ao vivo." (James Brown)

"Não existe emoção, exceptuando os extremos do medo e do luto, que não consiga encontrar alívio na música." (George Eliot)

"Quando as pessoas ouvem boa música ficam com saudades de algo que nunca tiveram ou chegarão a ter." (Edgar Watson Howe)

"A música expressa aquilo que não é permitido ser dito e aquilo que é impossível que se mantenha em silêncio." (Victor Hugo)

"A história das pessoas encontra-se nas suas canções." (George Jellinek)

"A música é o vernáculo da alma humana." (Geoffrey Latham)

"É necessária sabedoria para compreender a sabedoria; a música não é nada se a audiência é surda." (Walter J. Lippmann)

"Tão certo como algumas selecções de músicas alimentarem o corpo físico e a cobertura emocional, também outros trabalhos musicais trarão mais saúde à mente." (Hal A. Lingerman)

"Música é a nossa própria experiência, os nossos próprios pensamentos, o nosso conhecimento. Ensinam-nos que existe limites para a música, mas não existem limites para a arte." (Charlie Parker)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Você sabe me informar se quem vai prestar a prova do enem para optar por música se será preciso fazer algum aprova especifica?
Obrigada