terça-feira, 31 de maio de 2011

DATAS, INSCRIÇÃO E IMPOSSIBILIDADE DE REVISÃO DA REDAÇÃO DO ENEM


 Enem 2011: veja datas de inscrição e das provas

As incrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começaram na segunda-feira, 23 de maio, e estarão abertas até o dia 10 de junho, às 23h59. Elas serão realizadas exclusivamente pela internet.
As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública.
As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.
Algumas regras seguem as mesmas no Enem 2011: está proibido o uso de lápis e borracha na prova e os inscritos não poderão portar relógio e celular.
"O uso de lápis e borracha não está permitido pensando nos estudantes que querem garantir a lisura do processo. Por respeito a eles, temos que coibir a possibilidade da utilização indevida desses materiais", afirma Malvina Tuttman, presidente do Inep, autarquia do MEC responsável pelo exame.

Sem revisão da redação

O edital do Enem de 2011 não prevê que o estudante possa recorrer da nota obtida na prova de redação. Na edição de 2010, candidatos entraram com ações no Ministério Público pedindo revisão das notas obtidas, mas os pedidos foram negados pelo Inep.
De acordo com a presidente do Inep, a possibilidade de revisão ainda está sendo discutida com o Ministério Público. Ela considera a reivindicação justa, mas afirmou que, caso fosse dado aos alunos essa possibilidade, os resultados do Enem demorariam muito para serem publicados e isto pode atrapalhar o cronograma das instituições de ensino superior que usam o exame em seus processos seletivos.
"Há diversas formas de perceber essa situação. A vista de provas e recurso é desejável, é um direito do estudante. Mas quando estamos tratando de um exame da abrangência do Enem, ficamos em dúvida sobre os resultados saírem imediatamente para que eles sejam utilizados pelas instituições", afirma Malvina Tuttman.
A correção das provas de redação seguirá o mesmo esquema da edição anterior do Enem. Dois técnicos corrigem o texto e, caso haja divergência maior do que 300 pontos a nota varia de zero a 1.000, um terceiro professor é chamado para avaliar e dar a nota final.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário: