sexta-feira, 6 de maio de 2011

ENEM AÍ!

Somos cercados de informação o tempo todo, em todos os lugares, de diferentes maneiras!

Bem-vindos a este novo cantinho virtual todo dedicado à área de LINGUAGENS e CÓDIGOS do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem
Eu sou o professor Daniel Vícola e este é mais um dos meus canais diretos com você, que está se preparando para essa prova ou mesmo para o vestibular e quer estar sempre em dia com a matéria, disposto(a) a aprender e a compartilhar informações quentíssimas acerca dessa área tão multimídia que é a de linguagens e códigos.
Há algum tempo, já, que venho trabalhando com cursos pré-vestibular mas, a partir desse 2011, de uma maneira muito orgânica - e, eu diria, providencial! - minha atuação foi se focando para o Enem e, quando me dei conta, lá estava eu, às voltas com esse novo conceito de prova, essa nova proposta o governo para o Ensino Médio, entendendo, procurando, pesquisando e (re)formulando todos os meus conhecimentos de comunicação para caber num novo formato, numa nova perspectiva, muito mais abrangente e conectada à realidade que nos rodeia.
Sim, é exatamente isso que o Enem espera de você, candidato(a): saber decodificar as mais diferentes informações que o(a) rodeiam, codificadas das mais diferentes formas possíveis, mostrando que você é capaz de interagir com a sua realidade de diferentes maneiras, sempre em prol da boa comunicação e da capacidade transformadora e questionadora que o Enem espera que você tenha!
Já parou para pensar em como somos "bombardeados" por milhares de informações ao longo de todo o nosso dia?
São imagens, gráficos, ícones, símbolos, gestos, sons, palavras escritas, palavras faladas - nem sempre no nosso idioma! - e tudo isso numa velocidade que você nem consegue parar para refletir ou pensar detidamente a respeito.
O mundo moderno nos exige tanto que, até para "evitar a fadiga", acabamos simplificando tudo e, ao fazê-lo, deixamos de desenvolver habilidades e competências importantíssimas que, quase como uma "questão de honra", a prova do Enem quer fazer você resgatar!
Chega de "ler sem compreender" ou "falar por falar", sem dar a merecida atenção aos atos de comunicação de que você se faz AUTOR(A)! A comunicação é uma coisa bastante séria e, sem ela, a vida em sociedade é absolutamente impossível, uma vez que, para "acertarmos os ponteiros" com o mundo, precisamos, sempre, entender o que nos chega e emitir nossas respostas diante daquilo tudo que recebemos por intermédio dos mais diferentes atos de comunicação.
Só pode estar conectado, de verdade, à realidade, aquele(a) que entende o poder da comunicação e consegue explorar todas as possibilidades de codificação existentes ao seu redor, ajustando e adequando suas necessidades às do mundo, às do seu público-alvo e às do contexto em que o ato comunicativo se insere.
Todo texto é o resultado das escolhas que o emissor faz dentro da enorme gama de possibilidades comunicativas de que dispõe. Entender como essa magia toda se processa é tarefa de quem vai, como nós, conhecer, estudar e investigar a fundo a área de linguagens, códigos e suas tecnologias.
De minha parte, espero poder ajudar a todos vocês que se preparam de forma divertida, prazerosa e muito profícua.
Para quem vivia respondendo "Tô nem aí!" quando lhe perguntavam sobre o Enem e suas áreas, tá aqui o "ENEM AÍ!" pra dar aquela forcinha extra e garantir bons momentos de estudo, reflexão e, claro, muitos pontos a mais na prova!
Nós nos vemos por aqui!
Grande abraço.

Prof. Daniel Vícola 

Nenhum comentário: